Meu Processo | Projeto vencedor de Hackathon

Este trabalho em equipe é fruto do Desafio 1 proposto no Hackathon Judiciário Exponencial, uma maratona de programação de 52 horas, que resultou-nos como vencedores da competição. O trabalho em UX foi composto por mim.

A seguir, veja na integra o projeto submetido:


Vídeo Pitch

Vídeo demo


Problematização Segundo relatório da Ouvidoria do Conselho da Justiça Federal, no ano de 2017 receberam em seus canais de atendimento 3027 reclamações, sendo estas na maioria sobre a demora do andamento do processo e pela falta ou pela dificuldade de obter informações do andamento do processo.

Segundo Margareth Carvalho de Andrade Matos em seu artigo no site Conteúdo Jurídico: ”A linguagem utilizada no meio jurídico é um dos problemas existentes, ou seja, um obstáculo entre o cidadão comum e a justiça. Utilizando-se de uma linguagem menos técnica para que se possa promover uma aproximação entre o homem comum e a justiça.”

(fonte: https://www.conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/31767/o-problema-da-justica-diante-ao-acesso-do-cidadao-a-justica-no-brasil de 2012)


Fizemos uma pesquisa com 25 pessoas. No início fizemos uma validação de persona, e perguntamos se já tinha aberto algum processo, para os 17 que responderam “sim” continuaram na pesquisa.


Storytelling

Era uma vez Eduardo, um senhor já com seus 51 anos, mecânico, com muita experiência profissional e de vida. Quando teve um pequeno problema com a Caixa Econômica Federal, tentou resolver de forma administrativa. Evitar conflito era uma de suas virtudes. Como não conseguiu resolver, se viu obrigado a procurar um advogado e demandar contra a instituição bancária. Eduardo tentou acompanhar o processo sozinho, mas continuava dependente do advogado, que as vezes estava atendendo demandas maiores de outros clientes. Eduardo acessou a nova ferramenta do TRF5 e desde então conseguiu ser independente para acompanhar o processo regularmente e compreender o que estava acontecendo. Desde aquele momento, passou a se sentir próximo e incluído pelo Judiciário.


Persona

A persona que será atendida na solução de suas dores é:

Cidadão comum – Todos os cidadãos leigos que possuem processos na justiça federal que desejam acompanhar o andamento do processo de forma que consiga entender.


Solução

Meu Processo é uma plataforma PWA que foi desenvolvido pelo nosso time para ser um novo canal da Justiça Federal para apoiar o cidadão na busca por informações de seu processo e de seu andamento de forma que qualquer leigo possa entender. Utilizando as tecnologia de ciência de dados para realizar a mineração das informações referente ao processo desejado e utilizando as tecnologias de inteligência artificial da Alteryx conseguimos montar um relatório visual dentro da Identidade Visual do Governo.

Nossa solução ataca com tecnologia de ponta uma das maiores reclamações dos usuários da Justiça Federal a dificuldade de acessar as informações de seu processo e a dificuldade de entender a mesma por conta da linguagem técnica utilizada nos documentos.

Fluxo Principal da Solução

O usuário irá preencher o número do processo e identificar-se, após a tela de confirmação, acessará o relatório visual. Simples assim!

Detalhes Técnicos

A aplicação teve seu front-end construída utilizando ReactJS, pois este framework se mostrou mais eficiente e de fácil utilização na missão de construir uma solução PWA poderosa e escalável. No back-end foi utilizado NodeJS pois possibilita de forma fácil integrar diversas APIs presentes no mercado. Também utilizamos as ferramentas da Alteryx para mineração e tratamento dos dados e para traduzir os termos jurídicos para uma linguagem mais acessível.


Para os cidadãos

Por quê? → Nosso projeto é interessante para os cidadãos, pois estes podem acompanhar seus processos na Justiça Federal de forma rápida, ágil, fácil e com uma linguagem extremamente acessível.

Como? → A solução chegará ao conhecimento dos cidadãos através de propaganda massiva na rádio, televisão e Internet na forma de mensagens breves, mas mostrando as vantagens que o cidadão agora possui ao utilizar a plataforma Meu Processo.

Na Internet a estratégia pode ser repetida no YouTube e nas redes sociais utilizar a divulgação de banners e postagens através de uma conta da Justiça Federal nas redes sociais.


Diferencial

Nosso grande diferencial é a facilidade do cidadão acessar rapidamente as informações que deseja e com uma linguagem mais acessível do que a linguagem técnica comum nos documentos referentes aos processos judiciais.

A utilização da inteligência artificial da Alteryx para traduzir as informações mineradas através das ferramentas de ciência de dados transforma esta solução em uma ferramenta poderosíssima na missão de empoderar o cidadão do seu direito de acompanhar e entender o andamento de seu processo.

Roadmap

1º Parte do projeto - Mínimo Produto Viável – Mineração dos dados presentes no arquivo CSV disponibilizado pelo TRF do Rio Grande do Norte com as ferramentas da Alteryx, tradução dos termos técnicos para uma linguagem mais acessível através da IA da Alteryx. Criação da aplicação PWA na identidade visual do Governo.

Para além do Hackatho:

2º Parte do projeto – Criação do chatbot no Whatsapp para consultas rápidas as informações dos processos do cidadão através de um código gerado na aplicação PWA.

3º Parte do projeto – Desenvolvimento da função de biometria para acesso a plataforma e da função de requerimento de acesso a informações e documentos.

4º Parte do projeto – Criação das funções de consulta rápida de direitos e de consulta de procedência de um possível processo.

5º Parte do projeto – Integrar mais fontes.

Wireframe da versão computador


Time 7

Acreditamos que com esta solução promovemos informação digna aos brasileiros que estão tentando acompanhar seus processos. Nossa missão é usar o conhecimento em tecnologia para dar acessibilidade e fortalecer esse contato do usuário com a justiça, e por isso fazemos isso que é tão gratificante. Caso tenha gostado não perca tempo e vamos juntos nessa inclusão.


Conecte-se com os membros::

Abner Machado - Back-end developer

Bianca Medeiros - Front-end developer

Guilherme Carmo - Especialista Jurídico

Paulo Carmo - UX Designer

Rodrigo Temoteo - Business Analyst

#hackathon #judiciario #pitch #ux #ui


165 visualizações