Kantan | Síntese da startup

Este trabalho faz parte do Business Plan da startup Kantan, acelerada no programa Anhembi Up, da AmazonasCap, em 2019, o qual o desenvolvimento foi gerenciado por mim. Este trabalho exposto mostra a fração do trabalho somente dentro da esfera de UX. O trabalho foi feito majoritariamente por mim e revisado por Joana Oliveira.


Resumo da startup

O aplicativo Kantan tem objetivo de incluir os profissionais de construção civil no mercado digital visando proporcionar uma ferramenta de gestão de obra para profissionalizar a gestão individual de obras, além de melhorar o processo de contratação e divulgação de serviços deste ramo. Desta forma, foi verificada a necessidade de uma plataforma simples e objetiva que permita a inclusão de pessoas de diferentes níveis de domínio sobre tecnologia, divulgação de trabalhos através de um perfil no formato portfólio e a contratação destes profissionais por outros profissionais que precisam de uma equipe.

A plataforma é disposta no formato de um aplicativo para conexão entre os profissionais, que os mesmos possam baixar, conectar-se entre si e fazer gestões pelo mesmo. O cliente contratante utiliza uma plataforma de terceiro para encontrar os profissionais, essa plataforma possui a base do Kantan e trabalha no modelo de negócios whitelabel.

Foi necessário um trabalho extenso de UX para a inclusão de um público carente de conhecimento tecnológico, para isso entrevistas, testes, prototipação e outros métodos de levantamento e conhecimento de usuário foram utilizados.


Marca

Posicionamento

Preocupada com a inclusão digital e a desburocratização da busca e contratação de profissionais de construção civil, a empresa se propõe a ser uma plataforma inclusiva, simples e intuitiva. Com uma linguagem fácil e descontraída e usabilidade simples com poucos cliques, visa a interação de usuários de faixas etárias e culturas distintas que precisam realizar alguma obra, reparo ou manutenção, de modo que todos se sintam acolhidos e bem amparados para que este processo não seja mais uma dor de cabeça e passe a ser algo tranquilo.

Após a análise dos 12 arquétipos de Jung, optou-se por selecionar o perfil Cuidador para melhor representar a personalidade do Kantan. Esta personalidade reflete grande desejo de ajudar as pessoas implementando soluções que também gostaria de utilizar e teme que as pessoas ao seu redor passem por momentos difíceis, buscando soluções para suas vidas.

Sendo assim, foi desenvolvida uma pirâmide que possibilita a visualização da identidade e posicionamento da empresa, ocupando o segundo item da pirâmide de Maslow, segurança (emprego, saúde e propriedade).



Nome

O nome Kantan possui dois significados:

• A palavra tem origem no idioma japonês, e tal idioma foi escolhido por conta da disciplina e do comprometimento nipônico com o trabalho.

• Traz o significado de “fácil, descomplicado e intuitivo” e é isso que será percebido pelo usuário final.

Pensando em mostrar tal significado de forma visual, foi desenhado o logo:

O logo traz um cubo ortogonal, no qual são visualizadas três faces. As faces são a representação dos pilares da comunicação estabelecida pelo Kantan: cliente-empresa-profissional. Cada face significa um pilar e a cor pintada (vermelho ou azul) significa a separação entre cliente e profissional.


Cores

As cores trazem uma variação de tons suaves para lembrança de construção civil e uma escala diversificada para um aplicativo mais harmonioso.

A cor principal que representa o Kantan é o vermelho (E14C46) nivelado entre pastel e vibrante. As cores principais foram escolhidas de uma tríade a partir do tom vermelho principal e possui um efeito contrastante que é bem aproveitado por possuir acessibilidade por pessoas portadoras de daltonismo, por conta do contraste.

Grafia

As fontes usadas dentro da plataforma fazem parte de uma superfamília indicada pelo Google. Possuem fontes modernas que conversem com o público, mas também possuem fontes serifadas para contraste.

Possui grande variedade de pesos (mais de cinquenta), pois, pensando na hierarquia das informações, dá flexibilidade para decidir quais informações teriam mais ou menos peso e relevância na interface para o usuário.

Base em: https://fonts.google.com/featured/Superfamilies.


Persona da marca

Wireframes


Mockups




Obrigado por ter lido até o fim, você é incrível!

Vamos trocar conhecimento, todos são bem vindos (inclusive o J.J. Abrams).

InstagramTwitterLinkedIn

Demais partes do Business Plan foram concluídas por: Lucas Barcelos; Samantha Corsi e Victor Borges. #kantan #startup #construçãocivil #ux #estrategico

66 visualizações