Ame - Pequenos Negócios | Projeto de Hackathon

Este trabalho em equipe é fruto do Desafio Ame proposto no Summit Hack, uma maratona de programação de 72 horas, que resultou como finalistas da competição. O trabalho em UX foi composto por mim e por Juliana Talita.

A seguir, veja na integra o projeto submetido:


Vídeo Pitch


Demonstração do aplicativo

Contextualizando

A Ame é uma plataforma de carteira digital e forma de pagamento no Brasil. Possui um app para iOS e Android em ascensão, e é principalmente utilizado como um meio de atração para Cashback (retorno de dinheiro) nos comércios subsidiários da B2W (Americanas, Submarino e Shoptime). Essa plataforma se encontra em expansão, almejando se tornar um Super App, algo mais popular no mercado exterior.


O Problema...

Segundo o SEBRAE os pequenos negócios no Brasil apostam na informatização e na utilização de novas ferramentas digitais, em especial nas redes sociais. Durante os primeiros meses da pandemia houve um aumento deste crescimento em alguns setores chegando a um crescimento de 45%. No entanto, tal crescimento não foi acompanhado de qualidade, muitos microempreendedores individuais e algumas pequenas empresas acabaram se deparando com um mundo digital para qual não estavam preparados e isto influenciou nos seus resultados.

Os donos de pequenos negócios com menor nível de escolaridade estão sendo mais afetados pela crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre 29 de maio e 2 de junho, mostrou que, entre os 7.403 empresários brasileiros entrevistados, aqueles com Ensino Médio ou menos têm maior dificuldade de manter a operação de modo virtual e implementar ferramentas digitais de venda.

Fonte: Pesquisa SEBRAE em parceria com FGV, 06/2020


Fizemos uma pesquisa real para trazer algumas informações para embasamento. Contamos com 16 participantes e os dados foram os seguintes:



Solução

As personas que serão atendidas na solução de suas dores são:

- Pequenos negócios

Todos os MEI que não estão conseguindo gerir as diversas funções que negociar produtos e serviços pelas redes sociais demandam de um gestor.

- Profissionais informais

Profissionais não regularizados e que precisam de um canal de vendas para fornecer seus serviços e produtos para seus clientes habituais de uma forma online por conta das restrições impostas pela política de isolamento e combate a pandemia.



Pensando em resolver problema dentro do que foi requerido no desafio AME, desenvolvemos o AME – Pequenos Negócios uma solução que procura ter a facilidade das postagens como em uma rede social associada à organização de um marketplace, livrando os MEIs de catálogos exaustivos. Prezando acessibilidade através de uma interface fluida, simples e amigável. Nosso aplicativo irá se integrar com a solução de pagamento digital AME que oferece recursos como pagamento através de QR Code e a geração de Cashback para os clientes. Tais benefícios permitirão que os MEIs possuam tecnologias de ponta assim como as grandes empresas do e-commerce, possibilitando expansão do negócio. Nossa solução será viabilizada através do pagamento de uma porcentagem justa das vendas, alinhado ao que já ocorre no AME para empresas. Nosso diferencial está tanto na facilidade que o dono do negócio terá em gerenciar suas publicações e vendas quanto no atrativo para clientes que poderão encontrar o que querem no estabelecimento mais próximo, fortalecendo assim a economia local.

Planejamento

- Pequenos negócios

Por quê? Nosso projeto é interessante para os microempreendedores individuais devido a facilidade de expor produtos e serviços que a nossa solução traz mais a utilização de uma solução robusta e segura de pagamento online mais todo o know-how de possibilidades que a plataforma AME proporciona..

Como? A solução chegará ao conhecimento dos MEIs através de campanhas em redes sociais utilizando técnicas de Growth Hacking e Copywritting. Banners de divulgação também serão utilizados em sites e redes sociais sempre limitando a divulgação ao nicho de microempreendedores, profissionais liberais e profissionais informais.


- Cliente

Por quê? Nosso projeto é interessante para os pequenos negócios devido a facilidade de entrega dos produtos, já que a nossa solução fará um seleção de produtos e vendedores mais próximos da cliente. Este se beneficiará por conta da rápida obtenção do produto não tendo que esperar dias para usufruir do mesmo como também do recurso de Cashback que AME proporciona. Sem falar da facilidade de pagamento através de QR Code que neste momento ajuda no combate a pandemia, pois evita do cliente ter contato com notas e moedas que possam estar contaminadas.

Como? Através de campanhas nas redes sociais principalmente YouTube e Instagram com parcerias com os criadores de conteúdo em alta nestas plataformas.

Monetização do Projeto

A viabilidade do projeto se dará através de porcentagem por venda efetivada. Uma porcentagem alinhada a porcentagem já cobrada no AME para Empresas, mas de acordo com a realidade desta categoria.


Diferencial

Nosso grande diferencial é facilidade de gerenciamento de publicações sobre promoções, produtos e serviços que o aplicativo permite unido com uma interface fluida e amigável para este público que não tem facilidade na utilização da tecnologia.

Outro ponto importante é com certeza a integração com a plataforma AME que permite uma forma de pagamento segura, prática e com cashback que atraí clientes e aumenta as vendas possibilitando um fluxo de caixa saudável para os MEIs.


Roadmap

Convite

Acreditamos que com esta solução conseguiremos mudar a vida de muitos brasileiros que estão tentando sobreviver com muito pouco e mesmo assim mantendo seus pequenos negócios de uma forma improvisada nas redes sociais e outros meios para o qual não foram treinados e que acabam gerando muitas vezes mais ônus do que bônus.

Caso tenha curtido nosso projeto e queira fazer parte dessa grande revolução na vida destes profissionais, então não perca tempo, entre contato conosco!



Conecte-se com a nossa equipe

Bianca Medeiros - Desenvolvedora front-end

Daniel Passy - Desenvolvedor back-end

Juliana Talita - UX Designer

Paulo Carmo - UX Designer

Rodrigo Temóteo - Business Analyst

121 visualizações