
Reimaginando
apps do Facebook
Recentralizando a experiência e colocando tudo em ordem, você verá novos aplicativos, que sejam mais fáceis e ao alcance da ponta dos seus dedos.

por Paulo Carmo

A nova experiência garante que os usuários tenham a percepção de que os aplicativos provêm da mesma empresa, mas faz com que cada um seja único.
Adeus caixas pontiagudas e design industrial. Apresente aos seus olhos linhas suaves e curvas confortáveis. Conheça a experiência que se comunica com o seu subconsciente, colocando você e seus olhos como prioridade.
Uma nova hierarquia de informação foi planejada junto com novos ícones, abas e tipografia.
O Instagram precisou mudar, por isso, mudou tudo!
Uma nova tela inicial foi feita, reorganizando tudo e deixando ao mesmo tempo o que você mais usa a menos cliques de distância. Nessa nova experiência foi centralizada a visualização de conteúdo pelo usuário.

Uma novidade por aqui...
Esta tela traz um resumo das suas interações junto com muitas funções que antes estavam a mais cliques de distância.

Prioridades em seu devido lugar
Foi reduzida a carga de informação para focar no que precisa: as fotos. As informações ainda se mantém lá, mas agora o aplicativo vai fazer você ficar muito mais atento nos conteúdos da plataforma.




A simplicidade é a usabilidade
O WhatsApp só é o WhatsApp por ser tão simples da forma que conhecemos. Por isso, a experiência foi mantida, com leves ajustes e maior conforto de visualização.
A amizade é a proximidade
Sinta-se próximo dos seus amigos visualizando os status deles e interagindo.

A Comunicação é a chave
A tela que o usuário passa tanto tempo agora é tão simples quanto falar pessoalmente.




Interaja de uma forma fluída



18
O Facebook aproxima as pessoas. Sendo assim, a experiência do usuário é focado nas interações que ele vai ter socialmente no app, com uma interface mais suave e limpa.
Um boom de publicações
Acesse e divirta-se escrevendo postagens para seus amigos, seguidores e colegas de grupo. Aqui, você encontra ferramentas para criar as melhores interações.
Já que o foco são as interações...
Não será usada mais a palavra “notificações”. Você deverá se sentir socialmente atraído a usar o Facebook e esta aba deixará você conectado com as pessoas.



Quando as luzes forem apagadas, é para tudo ficar escuro... Mesmo.



Desenvolvimento
Esta case é um trabalho de múltiplas habilidade, e esta página é uma demonstração visual e dinâmica de apresentação de algumas delas.
Leia a postagem alinhada a esta construção, que estrutura essa "reimaginação", com um texto de conteúdo técnico de portfólio de UX.
© Logos e as marcas Instagram, WhatsApp e Facebook são de propriedade da Facebook Inc.
Por Paulo do Carmo Junior maio/2020