Reimaginando

apps do Facebook

Recentralizando a experiência e colocando tudo em ordem, você verá novos aplicativos, que sejam mais fáceis e ao alcance da ponta dos seus dedos. 

 

por Paulo Carmo

A nova experiência garante que os usuários tenham a percepção de que os aplicativos provêm da mesma empresa, mas faz com que cada um seja único. 

Adeus caixas pontiagudas e design industrial. Apresente aos seus olhos linhas suaves e curvas confortáveis. Conheça a experiência que se comunica com o seu subconsciente, colocando você e seus olhos como prioridade.

Uma nova hierarquia de informação foi planejada junto com novos ícones, abas e tipografia. 

O Instagram precisou mudar, por isso, mudou tudo! 

Uma nova tela inicial foi feita, reorganizando tudo e deixando ao mesmo tempo o que você mais usa a menos cliques de distância. Nessa nova experiência foi centralizada a visualização de conteúdo pelo usuário. 

Uma novidade por aqui...

Esta tela traz um resumo das suas interações junto com muitas funções que antes estavam a mais cliques de distância. 

Prioridades em seu devido lugar

Foi reduzida a carga de informação para focar no que precisa: as fotos. As informações ainda se mantém lá, mas agora o aplicativo vai fazer você ficar muito mais atento nos conteúdos da plataforma.

A simplicidade é a usabilidade

O WhatsApp só é o WhatsApp por ser tão simples da forma que conhecemos. Por isso, a experiência foi mantida, com leves ajustes e maior conforto de visualização. 

A amizade é a proximidade

Sinta-se próximo dos seus amigos visualizando os status deles e interagindo.

A Comunicação é a chave  

A tela que o usuário passa tanto tempo agora é tão simples quanto falar pessoalmente. 

Interaja de uma forma fluída

18

O Facebook aproxima as pessoas. Sendo assim, a experiência do usuário é focado nas interações que ele vai ter socialmente no app, com uma interface mais suave e limpa.

Um boom de publicações 

Acesse e divirta-se escrevendo postagens para seus amigos, seguidores e colegas de grupo. Aqui, você encontra ferramentas para criar as melhores interações.

Já que o foco são as interações...

Não será usada mais a palavra “notificações”. Você deverá se sentir socialmente atraído a usar o Facebook e esta aba deixará você conectado com as pessoas. 

 
 
 
 

Quando as luzes forem apagadas, é para tudo ficar escuro... Mesmo. 

 

Desenvolvimento

Esta case é um trabalho de múltiplas habilidade, e esta página é uma demonstração visual e dinâmica de apresentação de algumas delas.

Leia a postagem alinhada a esta construção, que estrutura essa "reimaginação", com um texto de conteúdo técnico de portfólio de UX. 

© Logos e as marcas Instagram, WhatsApp e Facebook são de propriedade da Facebook Inc.

Por Paulo do Carmo Junior maio/2020